Histórico


NÚCLEO GESTOR

Diretora Administrativa: Maria Eliane Linhares de Holanda
Coordenadora Escolar: Maria Aparecida L. M. Sucupira
Coordenadora Escolar: Jane Cristina Correia Silva S. Costa
Secretária: Ana Izabel Bezerra de Morais

Contato:

Endereço: Rua do Limoeiro, 2338
Fone/Fax: 3102-1159
E-mail: clotildesaraiva@clotildesaraiva.seduc.ce.gov.br



 HISTÓRICO

Na gestão do prefeito municipal de Juazeiro (Dr. Ailton Gomes de Alencar), um terreno foi doado pelo Tenente Coelho, porém a construção foi abandonada e aquele prédio serviu por algum tempo, infelizmente, de esconderijo de marginais.
 Em 1986, quando assumiu a prefeitura, o Dr. Manoel Salviano Sobrinho fez os reparos necessários para o funcionamento da escola a qual recebeu o nome de D. Clotilde Saraiva Coelho, mãe do doador do terreno. Foi designada a primeira diretora, a professora Maria Evaldizete Alencar de Lima.
 A referida escola foi criada pelo decreto Nº 17.759 de 18/02/86, conforme o Diário Oficial de nº 14.269 de 19/02/96, com reconhecimento nº 225/96 de 08 de janeiro de 1995.
 A escola começou seu funcionamento com servidores voluntários em situações precárias, quando em março de 1987 chegou a 1ª verba do estado, utilizada para as necessidades mais urgentes. Em 1992, a professora Maria Eunice de Sousa Barros é nomeada diretora, dando um impulso significativo no crescimento da escola.
 Em 1996, é eleita como diretora, a professora Nailê Cândido F. de Lima, que pouco tempo depois renunciou para assumir a direção do CREDE 19, porém deixando registrada sua participação no desenvolvimento global da escola.
Com a saída desta, retorna à direção da escola a professora Maria Eunice de Sousa Barros. Em 1998, é eleita a professora Maria de Jesus de Sousa,  assumindo a direção da escola em 04/01/99.  No decorrer destes anos, a escola cresceu em quantidade e qualidade, sendo uma entidade de referência na cidade, preocupada com a erradicação do analfabetismo em sua área de abrangência, formada por uma equipe de professores e servidores comprometidos com a função de educandos conscientes de seus direitos e deveres. Esta escola é hoje composta de uma infra-estrutura favorável ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Agradecemos à sua administração, a construção da quadra de esportes, a lanchonete, a construção de mais uma sala de aula, adquiriu o telefone, introduziu a informatização da escola.
No ano de 2002, começou uma nova gestão composta por Sinober Maria Cruz Alves (Diretora), Maria Eliane Linhares de Holanda (Coordenadora Pedagógica), Maria Aparecida Lucena Matias Sucupira-Zizi (Coordenadora financeira) e Regina Nívia Tavares de Oliveira (Secretária).
A referida equipe administrou até 2009, mudando só a secretária, que passou a ser Maria Helena Gomes Rodrigues. Na estrutura física aconteceu a construção de uma sala para o Centro de Multimeios, a retirada de entulhos em alguns espaços da escola, reforma do centro administrativo, reforma do Laboratório de Informática, melhoria da fachada da escola e de duas salas de aula, calçada da frente e arborização das áreas internas.
Quanto ao desenvolvimento tecnológico, foram adquiridos vários equipamentos, como TV 29”, quinze computadores para o laboratório de informática, informatização do núcleo administrativo, note boock, data show, fax DVD, caixa de som, bebedouros, geladeira, freezer, gelágua, ar condicionado, máquina fotográfica digital, filmadora, equipamento de som para rádio escolar, cadeiras giratórias, cerca elétrica, entre outros.
Tendo todos, a consciência do trabalho coletivo com foco na aprendizagem do aluno, aconteceram grandes mudanças na área pedagógica como o crescimento do IDEB que passou de 3,37 em 2005, para 4,1 em 2007 e o nível de proficiência dos alunos no SPAECE, ficando em 3º lugar em Português e 2º em Matemática na classificação da 19ª CREDE no ano de 2008.
A nossa escola sempre se destacou no esporte, trazendo vários troféus nos jogos municipais, e também  ganhando inúmeros prêmios com projetos externos, como Farmácia Viva, Castro Alves, Jovem Protagonista, Escola Verde, Quem Escreve Mais Escreve Melhor, Dengue pra que te quero, Preservação da água, entre outros, que trouxeram muitos benefícios para nossos jovens.
Quanto ao índice de aprovação teve um resultado crescente neste percurso administrativo, como também a evasão diminuiu.
Por fim guardamos um sentimento de respeito e orgulho por termos colaborado com o crescimento da EEFM Dona Clotilde Saraiva Coelho nestes anos de gestão sob o domínio da diretora Sinober Macêdo Cruz Alves.
Em 2009, encerra a gestão anteriormente citada e começa a ser dirigida por Maria Eliane Linhares de Holanda (Diretora Administrativa), Leidiane de Queiroz Vieira (que em dezembro de 2010 deixa o cargo  e em janeiro de 2011assume a professora Jane Cristina Correia Silva S. Costa, como Coordenadora Escolar), Maria Aparecida Lucena Matias Sucupira-Zizi (Coordenadora Escolar) e Ana Izabel Bezerra de Morais (Secretária).
O nosso compromisso não difere das antigas gestões e o desejo de progresso é insaciável, buscando sempre alcançar os princípios da educação, fazendo a gestão democrática e a educação de qualidade, igualdade de acesso e permanência dos alunos, sempre com muito amor e com fé no trabalho para que possamos juntos transformar a sociedade em um mundo mais solidário e opulente no conhecimento.
Fonte: site da CREDE 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário